quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sob a MÁSCARA de D.A.N.T.E.

     

 As máscaras foram várias vezes usadas pelas pessoas como passaportes para mundos imaginários, como um meio de transmissão de histórias e como uma explicação de factos naturais inexplicáveis.
     
Na linguagem das artes cênicas o uso da máscara surge na antiga Grécia e Roma para festivais e teatros. Foi onde começou o uso das máscaras para fins artísticos. Com o fim da antiga civilização Romana, as máscaras caíram em desuso e os primeiros Cristãos atribuíram o uso das máscaras a cultos pagão, tornando-as quase ilegais.

No período posterior, o Renascimento, a máscara ganha força e difunde-se por toda Europa, com a Commedia Dell Arte, ou Comédia do Improviso. Um movimento atribuído pela comicidade, pelo improviso, pela acrobacia, pelo canto e pelo uso da máscaras em seus personagens estereotipados: Pantaleão, Columbina,...

Com o decorrer dos anos, no teatro moderno a máscara vem para proteger o Ego e a psique das diversas forças e atitudes sociais que nos invadem. Nesse caso, o indivíduo adota conscientemente uma personalidade artificial ou mascarada, contrária aos seus traços de caráter, para se proteger, se defender ou para tentar se adaptar ao seu círculo, o indivíduo cria uma forma de se apresentar ao mundo; seja através de atitudes, seja através de pertences pessoais.

E com este sentido, o Projeto D.A.N.T.E. vem se aproporiar do uso da máscara como persona,  um símbolo dos oito círculos da obra de Aligheri que nove pessoas representarão no dia 31 de outubro.

Imagem: De olhos bem fechados,  filme  de Stanley Kubrick.
Referência para a construção de uma das cenas da Intervenção Urbana.
Máscaras/círculo/rito.


                                                                                                                                             Samira Sinara.


5 comentários:

  1. Olá...Um final de semana totalmente Dante!!!
    Tá chegando a hora...apenas duas semanas para a realização desse belíssiomo projeto. O mais bacana disso tudo é que todos estão na mesma sintonia, ansiosos, apreensivos, como a preocupação de fazer o mais perfeito possível, se dedicando de corpo e alma mesmo. Esse final de semana foi especial pois contamos com a presença do nosso diretor Raphael Vianna, um ótimo profissional que na minha opinião nos conduziu muito bem. Foi muito produtivo e nos agregou muito valor pois foi uma troca de experiências, e aprendizado de coisas novas, pontos de vista diferentes e no fim tudo foi muito, mas muito válido mesmo. Chega logo o próximo fim de semana, para um novo encontro dos danteiros!!!!J´podemos fazer a contagem regressiva! Faltam 14 dias!! Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Olá....
    Agora faltam 9 dias!
    E hj tem ensaio Dante.
    Bjaum

    ResponderExcluir
  3. Olá....
    Ontem tve mais um ensaio do Dante. Pois é, tá chegando a hora,,,faltam 8 dias apenas. O Raphaele esteve conosco novamente, o que foi muito bom! Agora o coração já tá acelerando, ansiedade aumentando mas tudo vai dar certo, muito certo, e vamos sentir falta dos encontros.
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Olá...cá estou eu de novo, a propósito eu sou a pesoa que mais posta cometários aqui no blog, mas tbem eu adoro comentar. Pois então essa semana vai ser de muita ansiedade, acreduito que não apenas para mim mas para todos os que estão envolvidos nesse belíssimo projeto. Faltam apenas 7 dias, está chegando o momento. No ensaio de sábado ensaiamos com o figurino e com fogo, Confesso que estava com muito medo do fogo mas depois que ensaiamos fiquei mais relaxada nessa questão. Então que venha o domingo!!!
    Bjosssssssss

    ResponderExcluir
  5. Oláaaa
    Nossa as fotos ficaram ótimas!!!!
    Já catei algumas pra mimsrsrsrsr.
    Pois é tá chegando a hora!!!
    Torcendo para o tempo ficar bom pq choveu ontem...mas vai dar tudo certo se Deus quiser e não vai chover!!!!!
    Pois é agora são 6 dias apenas que nos separam do grande dia!!!!
    Bjos e até mais

    ResponderExcluir