sábado, 16 de outubro de 2010

A Concepção do PROJETO D.A.N.T.E.


Creio que a força expressiva da máscara mortuária de Dante Alighieri desencadeou em mim um sério pensar sobre o valor simbólico da máscara na constituição das imagens alegóricas presentes no PROJETO D.A.N.T.E.

"Sob o rosto de um desconhecido enxergo um outro que não conheço. "

A máscara explicita o ocultamento das coisas, sendo esse o mote que subsidia este trabalho. Isso porque o mistério também se faz permanente na leitura da obra de Dante. Fatos cotidianos do contexto social no qual se encontrava o autor do poema na época,  se tornam cada vez mais distante de nossa atualidade, imprimindo desse modo um aspecto historiográfico a sua obra poética.

“Poesia e Arte, e Arte é Vida!”

Penso que A Divina Comédia  é uma obra irrealizável fora da poesia.
A poesia original que se perde, e nos vem então como mistério para sua encenação.
A realização do PROJETO D.A.N.T.E. não diz respeito à fidelidade ou transgressão de seu conteúdo primeiro, mas tem por intuito de se aproximar daquilo que sustenta essa obra através dos tempos, e que a faz sobreviver numa sociedade tão diferente daquela que a originou.
A compreensão do legado deixado por Dante, é o motivo principal dessa investida, onde tomamos a sua poesia para transfigurá-la em um épico urbano, carnavalizante e infernal.
   


Raphael Vianna.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário