segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ensaios: Projeto D.A.N.T.E.

Os ensaios do Projeto D.A.N.T.E. foram realizados em dois momentos. No primeiro houve a realização de ensaios dentro do Galpão utilizado para percepção dos sentidos através de excercícios, construção corporal dos personagens com o uso das máscaras, marcações, diálogos e o bom velho café. Já no segundo momento o ensaio fora do Galpão buscou criar relações no sentido macro espaço corpóreo com alguns dos signos atribuídos na intervenção como: o fogo, a moto e a projeção.

Haverá ainda, ensaios no local para a futura apresentação no dia 31 de outubro de 2010, 20:30h.






                                         Fotos: Leticia Caroline.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

InVasÃo de TeATrO

    Hoje, ás 08:40 no SESC iniciou a coletiva de imprensa organizada pela produção do Teatro Invade com Daniele Pamplona juntamente, com o Felipe Muciollo (ator e assessor da  Cia VAI!). Os grupos que participarão da semana do Teatro Invade estiveram presentes para contar aos jornalistas locais como acontecerá esta InVasão teatral na cidade, o projeto da AJOTE foi contemplado no Edital de Cultura Elisabete Anderle de Santa Catarina e iniciará amanhã com a festa de lançamento. A festa contará com a presença de atrações artísticas e é claro, com o público invasores.

            
 Esperamos vcs no Bovary,  a partir 21h no dia 21/10/10.
   
E fique de olho na programação da inVasão teatral dos diAs vinte e cinco á trInta e um de outubro!!



http://www.portaljoinville.com.br/v3/?call=noticias.view&id=14024                                                            

sábado, 16 de outubro de 2010

A Concepção do PROJETO D.A.N.T.E.


Creio que a força expressiva da máscara mortuária de Dante Alighieri desencadeou em mim um sério pensar sobre o valor simbólico da máscara na constituição das imagens alegóricas presentes no PROJETO D.A.N.T.E.

"Sob o rosto de um desconhecido enxergo um outro que não conheço. "

A máscara explicita o ocultamento das coisas, sendo esse o mote que subsidia este trabalho. Isso porque o mistério também se faz permanente na leitura da obra de Dante. Fatos cotidianos do contexto social no qual se encontrava o autor do poema na época,  se tornam cada vez mais distante de nossa atualidade, imprimindo desse modo um aspecto historiográfico a sua obra poética.

“Poesia e Arte, e Arte é Vida!”

Penso que A Divina Comédia  é uma obra irrealizável fora da poesia.
A poesia original que se perde, e nos vem então como mistério para sua encenação.
A realização do PROJETO D.A.N.T.E. não diz respeito à fidelidade ou transgressão de seu conteúdo primeiro, mas tem por intuito de se aproximar daquilo que sustenta essa obra através dos tempos, e que a faz sobreviver numa sociedade tão diferente daquela que a originou.
A compreensão do legado deixado por Dante, é o motivo principal dessa investida, onde tomamos a sua poesia para transfigurá-la em um épico urbano, carnavalizante e infernal.
   


Raphael Vianna.

-

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sob a MÁSCARA de D.A.N.T.E.

     

 As máscaras foram várias vezes usadas pelas pessoas como passaportes para mundos imaginários, como um meio de transmissão de histórias e como uma explicação de factos naturais inexplicáveis.
     
Na linguagem das artes cênicas o uso da máscara surge na antiga Grécia e Roma para festivais e teatros. Foi onde começou o uso das máscaras para fins artísticos. Com o fim da antiga civilização Romana, as máscaras caíram em desuso e os primeiros Cristãos atribuíram o uso das máscaras a cultos pagão, tornando-as quase ilegais.

No período posterior, o Renascimento, a máscara ganha força e difunde-se por toda Europa, com a Commedia Dell Arte, ou Comédia do Improviso. Um movimento atribuído pela comicidade, pelo improviso, pela acrobacia, pelo canto e pelo uso da máscaras em seus personagens estereotipados: Pantaleão, Columbina,...

Com o decorrer dos anos, no teatro moderno a máscara vem para proteger o Ego e a psique das diversas forças e atitudes sociais que nos invadem. Nesse caso, o indivíduo adota conscientemente uma personalidade artificial ou mascarada, contrária aos seus traços de caráter, para se proteger, se defender ou para tentar se adaptar ao seu círculo, o indivíduo cria uma forma de se apresentar ao mundo; seja através de atitudes, seja através de pertences pessoais.

E com este sentido, o Projeto D.A.N.T.E. vem se aproporiar do uso da máscara como persona,  um símbolo dos oito círculos da obra de Aligheri que nove pessoas representarão no dia 31 de outubro.

Imagem: De olhos bem fechados,  filme  de Stanley Kubrick.
Referência para a construção de uma das cenas da Intervenção Urbana.
Máscaras/círculo/rito.


                                                                                                                                             Samira Sinara.


domingo, 3 de outubro de 2010

Técnicas Verticais no TEATRO.

         Uma das invasões a ser apresentada no dia  31 de outubro será o uso das técnicas verticais na Barca 150 Anos, como representantes da porta do Inferno. Para esta parceria convidamos a Salamandra Escola de Montanha que é  uma empresa de Joinville que atua na área de montanhismo desde 2001, oferecendo serviços de cursos, guia de montanha e muro de escalada para eventos.

           A escola possui uma equipe de instrutores e guias que se dedica à busca de qualificação constante e experiência no montanhismo, escalando montanhas do Brasil e do exterior. 

            Os cursos ministrados pela Salamandra vêm iniciando várias pessoas no mundo vertical através do Curso Básico de Escalada em Rocha, Iniciação ao Montanhismo e de Orientação em Montanhas e também, oferece uma capacitação continuada para quem já escala, com o Curso Avançado de Escalada em Rocha. Em todas as atividades oferecidas pela Salamandra, utiliza-se o que há de mais moderno e seguro em termos de equipamentos e procedimentos de trabalho. Para este projeto INVADE, aliar esporte, arte e cidade é uma das grandes surpresas para o público joinvilense.

                                          Daniel J. Casas/ Salamandra Escola de Montanha.



Mais informações: