quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Máscara Mortuária de DANTE ALIGHIERI


"No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise."

-

-

terça-feira, 28 de setembro de 2010

TREINAMENTO FÍSICO

No último domingo (26/09), a CIA. VAI! realizou uma oficina com os integrantes do Projeto D.A.N.T.E. Na ocasião, a professora e atriz da Cia. Samira Sinara compartilhou com os presentes conceitos e exercícios do método Viewpoints:

"Um dos aspectos fundamentais dos Viewpoints é nomeado pela diretora Anne Bogart como escuta extraordinária. Este princípio refere-se a habilidade de escuta com todo o corpo, e contribui para o estado de presença no tempo e espaço." 


"O objetivo é sintonizar-se com o ambiente e as ações dos demais participantes envolvidos em um dado processo, do que criar individualmente muitos eventos. O ator se torna perceptivo ao seu entorno, utilizando-se de tudo o que ocorre ao seu redor."

 

"Os exercícios propostos por Bogart conduzem constantemente a novas experiências sensório-motoras, promovendo a percepção e a escuta no compartilhamento de situações cênicas entre os atores e público."



Inspirados nas feras presentes logo no início do Inferno de Dante, os oficineiros também foram em busca do que poderia ser a sua própria fera.




A projeção digital, mais uma vez, está presente na concepção cênica do atual trabalho da Cia. Ao final dos exercícios práticos, os atores e atrizes assistiram as imagens que farão parte da intervenção.
 
 

Alex Maciel



LEITURA COMPLEMENTAR:




sexta-feira, 24 de setembro de 2010

INFERNO: 1ª PARTE


O texto a seguir será o trecho abordado pelo PROJETO D.A.N.T.E. no dia 31/10/2009: 

Dante sem saber ao certo como, talvez por estar sonolento, perdeu-se em uma selva sombria, segundo a tradutora Dorothy L. Sayers, a selva é uma representação simbólica da perdição no pecado, "onde a confusão é tão grande que a alma não se acha capaz de reencontrar o caminho certo". Uma vez perdido na selva escura, um homem só poderá escapar se, através do uso da razão do intelecto, descer de forma que veja o seu pecado não como um obstáculo externo (as feras que aparecerão à seguir), mas como vontade de caos e morte dentro de si (inferno). Então Dante achou um monte, na interpretação de Sayers, "representa no nível místico a ascensão da alma a Deus. No nível moral, é a imagem do arrependimento. Pode ser escalado diretamente pela estrada certa, mas não pela selva selvagem porque ali os pecados da alma são expostos e aparecem como demônios (as feras) com um poder e vontade próprios, impedindo qualquer progresso". O monte pode ser uma representação alegórica da montanha do purgatório que não pode ser escalada pela selva escura. Dante a subiu e logo apareceram três feras (Pantera, Leão e Loba), provavelmente os animais representam três tipos de pecados (que são discutidos no Canto 11) e também três divisões do inferno, é uma representação alegórica dos pecados de acordo com Tomás de Aquino, que influenciou Dante. A Pantera (incontinência), o leão (violência) e a loba (fraude) refletem níveis de gravidade de acordo com os conhecimentos do homem (quanto mais se sabe, mais grave é o pecado). Segundo Sayers, refletem três estágios da vida do homem (juventude, meia-idade e velhice). Os pecados cometidos na velhice seriam mais graves, pois quem os comete já sabe diferenciar o certo do errado.
Então Dante encontra VIRGÍLIO – que seria seu autor favorito para sair dali. Virgílio propõe a Dante uma jornada pelo inferno, purgatório e paraíso, finalizando-se o canto 1. No canto 2, Dante se acovarda e tenta desistir da jornada, entretanto Virgílio o impede e revela ter sido mandado por Beatriz – a amada do Dante que saiu do céu e foi falar com Virgílio, no Limbo – para que o ajudasse. Então, Dante recupera sua coragem e é iniciada a sua epopéia.




terça-feira, 21 de setembro de 2010

O INFERNO de DANTE



O Inferno é a primeira parte da Divina Comédia, sendo as outras duas o Purgatório e o Paraíso. Nessa parte, Dante Alighieri relata a odisseia pelo mundo subterrâneo para onde se dirigem após a morte, segundo a crença cristã, aqueles que pecaram e não se arrependeram em vida.

A viagem, composta por 4720 versos rimados em tercetos, é realizada pelo próprio Dante guiado pelo espírito de Virgílio - famoso poeta romano dos tempos de Júlio César. 

No poema, o Inferno é descrito com 9 Círculos de sofrimento localizados dentro da Terra. Essa organização foi baseada na teoria medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos. O Inferno torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves. Portanto os pecados menos graves estão logo no ínicio, e os mais graves no final.


A Divina Comédia


Divina Comédia é a obra prima de Dante Alighieri, que a iniciou provavelmente por volta de 1307, concluindo-a pouco antes de sua morte (1321). Escrita em italiano, a obra é um poema narrativo rigorosamente simétrico e planejado que narra uma odisséia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, descrevendo cada etapa da viagem com detalhes quase visuais. Dante, o personagem da história, é guiado pelo inferno e purgatório pelo poeta romano Virgílio, e no céu por Beatriz, musa em várias de suas obras.
O poema possui uma impressionante simetria matemática baseada no número três. É escrito utilizando uma técnica original conhecida como terza rima, onde as estrofes de dez sílabas, com três linhas cada, rimam da forma ABA, BCB, CDC, DED, EFE, etc. Ou seja, a linha central de cada terceto controla as duas linhas marginais do terceto seguinte. Veja um exemplo (primeiras estrofes do Inferno):




1
Nel mezzo del cammin di nostra vita
A
2
mi ritrovai per una selva oscura
B
3
ché la diritta via era smarrita.
A



4
Ahi quanto a dir qual era è cosa dura
B
5
esta selva selvaggia e aspra e forte
C
6
che nel pensier rinova la paura!
B



7
Tant'è amara che poco è più morte;
C
8
ma per trattar del ben ch'i' vi trovai,
D
9
dirò de l'altre cose ch'i' v'ho scorte.
C



10
Io non so ben ridir com'i' v'intrai,
D
11
tant'era pien di sonno a quel punto
E
12
che la verace via abbandonai.
D




Ao fazer com que cada terceto antecipe o som que irá ecoar duas vezes no terceto seguinte, a terza rima dá uma impressão de movimento ao poema. É como se ele iniciasse um processo que não poderia mais parar. 

Os três livros que formam a Divina Comédia são divididos em 33 cantos cada, com aproximadamente 40 a 50 tercetos, que terminam com um verso isolado no final. O Inferno possui um canto a mais que serve de introdução a todo o poema. No total são 100 cantos. Os lugares descritos por cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 (3 vezes 3 vezes 3) níveis. Os três livros rimam no último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa 'estrelas'.

Dante chamou a sua obra de Comédia. O adjetivo "Divina" foi acrescido pela primeira vez em uma edição de 1555.

A Divina Comédia excerceu grande influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos. Desenhistas e pintores como Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e Willian Blake estão entre os ilustradores de sua obra. Os compositores Robert Schumann e Gioacchino Rossini traduziram partes de seu poema em música e o compositor húngaro Franz Liszt usou a Comédia como tema de um de seus poemas sinfônicos. O escultor Auguste Rodin usou a Comédia como inspiração para suas principais obras, entre elas, O Pensador, que representa o próprio Dante, O Beijo, inspirada no drama de Paolo e Francesca (Inferno, Canto V) e Ugolino e seus filhos, que retrata a tragédia do Conde Ugolino narrada no Canto XXXIII. Todas compõem sua obra-prima Porta do Inferno que representa nada menos que o Inferno de Dante


Texto de  Helder da Rocha
http://www.stelle.com.br/pt/index_comedia.html

  

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Vida de Dante Alighieri


Filho de importante família florentina, não se sabe a data exata de nascimento de Dante Alighieri, o poeta que definiu e estruturou o idioma italiano moderno. A península Itálica na sua época era um mosaico de pequenos Estados que não compartilhavam sequer a mesma língua ou cultura.

Aos nove anos de idade Dante conheceu Beatrice (Beatriz) Portinari, que seria a musa inspiradora ao longo de sua obra: com 16 anos ele voltou a encontrá-la e escreveu para ela o primeiro de seus famosos sonetos de amor. Dois anos depois, casou-se com Gemma, com quem teve três filhos. O casamento estava combinado entre as famílias desde a infância dos noivos.

O amor por Beatriz deu a partida na moda do amor romântico em italiano. A morte da amada, em 1290, levou Dante ao estudo de filosofia latina e religiosa, conhecimentos que inspiraram sua principal obra.


A "Divina Comédia" conta uma viagem imaginária de Dante. O poeta romano Virgílio, seu autor clássico preferido, é o guia no caminho pelo Inferno e Purgatório, onde se encontram personalidades históricas e muitos poderosos da época. No Paraíso, Dante é levado por sua amada Beatriz, a um final feliz.

O sentido original da palavra comédia (commedia, em italiano) era oposto ao de tragédia, que terminava mal para os personagens. O poema tem estrutura épica, base filosófica, e foi escrito na língua toscana, muito próxima do italiano atual. No final do século 13, Dante Alighieri afirmava que essa língua chamada de vulgar, isto é, o vernáculo, era ainda mais nobre que o latim, pois não era artificial e nem privilégio de poucos.

A decisão de Dante de escrever seu grande poema em italiano, a língua falada pelo povo - e a inovação, no século seguinte, da imprensa de tipos móveis, foram marcos na alfabetização e na liberalização da sociedade européia.



O poeta foi médico-farmacêutico, mas não estava interessado na profissão. Entrou na guilda (corporação de ofício) dos boticários por causa de uma lei de 1295, que reservava os cargos públicos a nobres membros de alguma Corporação de Artes e Ofícios.

Dante combateu ao lado dos cavaleiros florentinos, em 1289, contra os de Arezzo. De 1295 a 1300, fez parte do Conselho dos Cem, que governava a cidade. Ele chefiou uma delegação de embaixadores de Florença a Roma, para negociar a paz com o papa Bonifácio 8º., que enviara uma tropa para pacificar a região da toscana. Exceto Dante, a comitiva retornou à cidade. Enquanto ele estava retido pelo papa, a cidade foi ocupada por uma facção rival, que matou a maioria dos membros do partido ao qual o poeta era ligado.

Dante foi condenado ao exílio pelo novo governo de Florença. Se fosse capturado por soldados da cidade seria queimado vivo. Após passar por vários principados, em 1318, ele foi convidado para ser hóspede de Guido Novello da Polenta, príncipe de Ravena, onde morreu em 1321, o mesmo ano em que terminou de escrever os versos do Paraíso, a parte final de sua "Divina Comédia".

domingo, 19 de setembro de 2010

O PROJETO D.A.N.T.E.


O PROJETO D.A.N.T.E. é uma proposta de Intervenção Urbana da CIA. VAI! que revisita a obra A Divina Comédia do escritor Italiano Dante Alighieri, através de um olhar híbrido de encenação, abarcando diferentes linguagens artísticas, buscando estabelecer uma interação entre essas partes e o local a que se destina ocupar. O projeto em sua totalidade compreende 3 partes distintas que seguem a mesma lógica da obra de Dante, sendo divida em: INFERNO, PURGATÓRIO e PARAÍSO.
A intervenção é um fragmento da 1º parte (INFERNO) e acontecerá  no evento TEATRO INVADE, projeto da Associação Joinvilense de Teatro (AJOTE) contemplado no Edital Estadual Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/SC - 2010. A "invasão" acontecerá no centro da cidade, onde se localiza o Monumento dos 150 anos (a grande barca de concreto em frente à Prefeitura de Joinville). A proposta é interagir com esse monumento, fazendo referências ao INFERNO pensado por Dante e o contexto local da cidade.

A intervenção será no dia 31/10/2010, às 20h30.
Contamos com a presença de todos!

Um abraço,
Raphael Vianna.